Equinix Newsroom

The latest updates, press releases, and announcements.

 

5G e IoT vão revolucionar a produção industrial

Latest Feature

5G e IoT vão revolucionar a produção industrial

Outros casos de uso do 5G na produção industrial

Manutenção preditiva: a manutenção dos ativos de produção em funcionamento tem o potencial de diminuir significativamente os custos operacionais, permitindo uma economia de milhões de euros para as organizações. Recorrendo a sensores, câmaras e análise de dados, as empresas podem antecipar as falhas dos equipamentos. Os sistemas habilitados para IoT podem detetar sinais de alerta, usar dados para criar cronogramas de manutenção e fazer a manutenção preventiva do equipamento antes que ocorram problemas. A tecnologia 5G permite que elevados volumes de dados sejam recolhidos de forma rápida e segura por sensores, permitindo que os algoritmos de manutenção preditiva identifiquem potenciais problemas e respondam em escassos milissegundos [ii].

Monitorização das cadeias de fornecimento: a IoT também pode simplificar a gestão de stocks, monitorizando as cadeias de fornecimento e proporcionando uma visão clara dos elementos móveis de uma empresa. Os materiais e as peças podem ser acompanhados com mais eficiência desde a sua origem até à linha de produção, permitindo o inventário em tempo real e minimizando a lentidão e a escassez. Os sensores e dispositivos móveis com RFID e GPS podem seguir o stock e enviar alertas quando o suprimento de determinado produto estiver prestes a esgotar. O 5G conseguirá também melhorar a conectividade da cadeia de fornecimento, alimentando-a com a velocidade e a largura de banda necessárias para a IA poder monitorizar múltiplas fontes de dados e garantir proteção contra interrupções, tais como desastres naturais, redirecionando automaticamente para fornecedores alternativos quando ocorrerem emergências.

Robótica avançada: a robótica e os sistemas automatizados são conceitos familiares para qualquer pessoa que tenha visto um automóvel sair de uma linha de montagem moderna, mas a conectividade com fios é uma limitação ao seu verdadeiro potencial. Com o 5G, os processos industriais podem ser monitorizados e controlados com maior precisão e menos equipamentos de rede. De acordo com a Verizon, uma fábrica inteligente potenciada pelo 5G pode ter milhares de sensores que enviam continuamente fluxos de dados para a cloud. O objetivo consiste em monitorizar melhor a qualidade, aumentar a velocidade, responder às flutuações de fornecimento e simplificar os fluxos de trabalho [iii].

Ao tirar partido da interconexão privada, para conseguir estender a infraestrutura de TI até à periferia da sua rede, os fabricantes conseguem uma maior proximidade com os seus fornecedores, ecossistemas digitais, clientes e dispositivos IoT das linhas de produção. Isto permite otimizar o intercâmbio de dados entre todos, através de comunicações de alta velocidade e baixa latência. A interconexão próxima, direta e segura possibilita otimizar e escalar a colaboração e a análise de dados provenientes de várias fontes digitais de IoT, gerando mais rapidamente insights das operações e dos clientes. Deste modo, os novos ecossistemas de produção que se desenvolvem no Edge conseguem trazer produtos para o mercado de forma mais eficiente e melhor adaptados às necessidades dos clientes.

Assista ao webinar 5G Means Business: The Revolution Starts Here (em inglês) para saber como a Equinix está a ajudar os fabricantes a prepararem-se para o futuro da IoT potenciada pelo 5G.

Pode ler outros artigos sobre 5G no nosso blog.

 

—————-

 

[i] Mordor Intelligence, Internet of Things (IoT) Market In Manufacturing – Growth, Trends, and Forecast (2020 – 2025), DocID 5881482, Mar 2020.

[ii] TM Forum, Manufacturing Predictive Maintenance using 5G.

[iii] Verizon, How 5G can transform the factory floor, Oct 2018.

Continue reading
Visit the Blog

Equinix in the News

Customer success stories

"With Equinix, we can operate in close proximity to many of our top network service provider partners, with access to a platform that ensures the most streamlined path between our content and our end users."
Dave Temkin
Vice President of Network and Systems Infrastructure

"Equinix makes everything very easy for us because of the consistency across its global platform."
Zak Pierce
Data Centers Operations Manager

Media relations

Americas Press Contact

press@equinix.com

Asia-Pacific Press Contact

LEWIS PR

EquinixAPAC@lewispr.com

Europe (EMEA) Press Contact

APCO Worldwide

equinix@apcoworldwide.com

Analyst Relations

analystrelations@equinix.com